Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, janeiro 21, 2014

François Hollande - Promessas, Mentiras e Aventuras (de alcova) !

A situação atual da França - a segunda maior economia do velho continente - começa a ser preocupante para muita gente, dentro e fora da Europa. O desemprego já ultrapassou a barreira dos 10%  e a economia gaulesa luta desesperadamente para começar a crescer minimamente, depois de ter contraído 0,1% no último quadrimestre de 2013. Com um déficite das contas públicas situado atualmente nos 4% do P.I.B, o governo françês obteve da Comissão Europeia uma extensão de dois anos, para baixar para 3%, esse mesmo défice.
Com a segunda maior despesa pública da Europa (57% do P.I.B.), as politicas financeiras do governo da França terão obrigatoriamente de intervir neste setor, reduzindo significativamente o seu montante e tendo como meta um corte de 50 mil milhões de euros em 4 anos, anunciou F. Hollande. Como é evidente serão as despesas sociais as maiores candidatas a serem atingidas por esse emagrecimento, considerando o seu volume.  

Por outro lado e para relançar o investimento e consequentemente o emprego Hollande propõe uma redução de obrigações tributárias às empresas, no valor de 30 mil  milhões de euros.
A situação financeira do Estado gaulês em matéria de dívida pública, déficite do setor público e mau desempenho da economia impedem que a França possa ombrear na performance económica e financeira com a Alemanha. Esta situação é ainda mais grave pois estes dois países pertencem à Zona Euro, ou seja os desiquilíbrios aqui ainda assumem maior relevância.

Finalmente as aventuras amorosas e extra-conjugais de Hollande - culminaram com a separação da sua companheira - que deveriam manter-se na esfera privada passaram para os jornais e fragilizam-no perante a opinião pública, ao  fazerem passar uma imagem de alguém instável emocionalmente e sem preparação para o cargo que exerce!